Geradores de vapor ou Caldeiras são equipamentos destinados a mudar o estado da água, do líquido para o de vapor, a fim de ser usado em:

- Aquecimento, acionamento de máquinas motrizes (turbinas e máquinas alternativas)

- Processos industriais (indústrias de alimentos, bebidas, papel e celulose, têxtil, metalúrgica, Química)

- Esterilização

- Geração de energia elétrica.

- Naturalmente que, com esta mesma finalidade, outros fluidos de trabalho (fluidos térmicos) poderiam ou podem ser empregados.

A preferência pelo vapor de água como fluido de trabalho é justificada pelo seu elevado calor específico e pela ampla disponibilidade da água no meio industrial. Mecanismo de transformação líquido-vapor: Fornecendo calor à água, variamos a sua entalpia (quantidade de energia por kg de massa) e seu estado físico.

Quanto mais aquecermos, mais aumentaremos sua temperatura e, conseqüentemente, sua densidade diminuirá, tornando-se mais “leve“.

Geradores de vapor CERTUSS são amigos do meio-ambiente e convertem a energia do gás, óleo ou eletricidade de forma eficiente.

Disponíveis em diversos tamanhos.

Todos os geradores de vapor são testados de acordo com a Autoridade Europeia de Equipamentos de Pressão Orientação DGRL 97/23/CE.

O
peram de modo vertical, resultando num espaço bastante reduzido em comparação ao que seria necessário para execução horizontal.
O isolamento de ar isento de perdas, com recuperação de calor e ar de combustão pré-aquecido, se diferencia de todos os outros sistemas e tipos de construção
Capacidade total de vapor dentro de 3-5 minutos após arranque a frio

Acessórios adicionais, tais como Thermotimat e sistema de controle PLC faz operação totalmente automática, sem precisar de operadores.

Fornecimento dos geradores de vapor CERTUSS com acessórios completos como leitura de operar unidade pronta para conexão-(CVE) salva demorado e caro e pré-instalação de fábrica testado oferece segurança e confiabilidade.

Matéria e Edição: Eduardo Slabocicor Cavalcanti